A prefeitura de Vargem Alta-ES iniciou recentemente as obras de reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As obras no local incluem a recuperação do forro, manutenção da estrutura elétrica, reparo nas paredes, troca dos vidros, serviços de alvenaria, além de nova pintura. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 120 dias.
O equipamento público foi atingido pela enchente de janeiro do ano passado, e desde então não estava sendo utilizado. Enquanto a reforma acontece no local, os servidores do CRAS prestam atendimento aos seus usuários no endereço na rua Nicolau Monteiro, s/n – Centro, junto ao CREAS, de 07 as 12 horas, próximo ao Sítio Querência.
De acordo com a secretária municipal de assistência e desenvolvimento social, Camila Maria Juffu Lorenzoni, a reforma é de extrema importância para garantir um ambiente melhor e mais humanizado aos usuários do CRAS. “Nosso objetivo é oferecer um local mais seguro e acolhedor, assegurando sua privacidade e acesso aos serviços”, destacou a secretária.
Os principais serviços ofertados são o cadastro único (CadÚnico), bolsa família, cursos de geração de renda e inclusão produtiva, oficinas dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, ações para crianças da primeira infância e idosos e atendimentos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
O empreendimento está sendo realizado com recurso vinculado do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS, sendo executado pela empresa AGS Construtora e Serviços, no valor de R$ 54.646,00.
Sobre o CRAS
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), localizado em áreas de vulnerabilidade social, que executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.
O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.