A usina fotovoltaica da BRK Ambiental, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, completa dois anos de funcionamento neste mês de setembro, contabilizando 34.310 kWh de energia sustentável gerados. Primeira planta de energia solar da concessionária de água e esgoto em todo o país, a energia produzida mensalmente pela usina, cerca de 1.600 kWh, corresponde ao consumo médio mensal de energia elétrica de 11 residências no Brasil. Com a produção de energia limpa no período, também foi evitada a emissão de aproximadamente 18,80 toneladas de CO2 no meio ambiente.
O projeto da usina fotovoltaica, que permitiu à BRK diversificar sua matriz energética em Cachoeiro, foi desenvolvido pelos próprios funcionários da empresa, visando a autossuficiência energética da concessionária. A iniciativa foi vencedora do Prêmio BRK Transforma 2020, iniciativa que reconhece as ideias inovadoras desenvolvidas por funcionários das concessionárias do grupo em todo o Brasil.
De acordo com o coordenador de manutenção e eletromecânica da BRK Ambiental em Cachoeiro, Pedro Moulin Vago, a energia produzida pela usina fotovoltaica da concessionária é, a princípio, direcionada para o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Córrego dos Monos, onde as placas solares estão instaladas. “O crédito gerado pela energia excedente injetada na rede é distribuído para outras duas instalações da concessionária: a elevatória de esgoto, localizada próxima à curva do caixão, e a elevatória de água do bairro União”, completa Pedro Moulin Vago.
O coordenador acrescenta que a planta fotovoltaica da BRK possui, dentre as suas funcionalidades, o monitoramento remoto por meio da internet, sendo possível acompanhar os dados operacionais do sistema de qualquer lugar do mundo. “Além disso, a manutenção e limpeza das placas solares é realizada anualmente, assegurando a eficiência da produção energética”, afirma.
Por representar uma fonte de energia alternativa e renovável, as usinas fotovoltaicas ajudam a tornar todo sistema energético mais confiável, pois economizam as fontes de energia firmes, proporcionando mais segurança no fornecimento do recurso, vantagens ambientais e, no caso especial da usina da BRK, mais eficiência, autonomia e estabilidade nos serviços oferecidos pela concessionária.
Principal ganho é ambiental
Com 50 placas solares, o principal benefício da usina fotovoltaica da BRK é o ambiental, uma vez que não há qualquer emissão de poluentes nos processos de produção de energia; a fonte de energia é limpa e renovável; não possui impactos ambientais como os gerados pelas usinas hidrelétricas; e reduz a poluição sonora ao realizar a conversão de luz solar em energia elétrica de forma silenciosa, oferecendo mais conforto aos trabalhadores e moradores do entorno da usina.
Para o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro, Bruno Ravaglia, a usina fotovoltaica é um dos grandes projetos da concessionária voltado para a sustentabilidade e motivo de orgulho para todas as equipes da empresa. “A redução dos impactos ambientais, a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável são pilares que sustentam a atuação socioambiental da BRK, que é uma empresa que já nasceu voltada para disseminar a cultura do saneamento e o equilíbrio ambiental”, ressalta.