A Câmara de Itapemirim-ES empossou na manhã do último sábado, 02 o presidente da Câmara, José de Oliveira Lima – PDT ao cargo de prefeito do município após sessão solene. A posse se dá em cumprimento ao mandado de intimação do juízo da 22 Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo.
Lembrando que José de Oliveira Lima, popularmente conhecido como Zé Lima levou 32 anos para ganhar uma eleição como vereador e agora assume a chefia do Executivo Municipal de Itapemirim. Em dois anos, se tornou vereador, presidente da Câmara e agora prefeito interino.
José Lima assume a Prefeitura após a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afastando o prefeito de Itapemirim Thiago Peçanha (Podemos) e o vice, Niltinho, o presidente da Câmara de Vereadores se prepara para tomar posse interinamente.
Após a sessão solene no poder legislativo, o prefeito interino segue diretamente para a sede da Prefeitura para ocupar a cadeira e tomar conhecimento da situação administrativa de Itapemirim.
O vice-presidente da Câmara, Paulo Sérgio de Toledo Costa foi convidado a assumir a presidência da Casa e simbolicamente recebeu a chave da Casa sob aplausos e fogos.
“Eu queria agradecer as pessoas no plenário, quero convidar a minha linda esposa para assumir uma cadeira de honraria. Quero agradecer ao meu filho e os dois que estão em casa, minha nora, quero convidar a Kássia para assumir um lugar nesta casa representando todos os filhos de vereadores, prefeito e deputados. Quero agradecer a presença de todos, as autoridades presentes. Prefeito de Iconha, deputado Emílio Mameri, vereadores de Marataízes, e de outros municípios. Quero agradecer meu irmão Rodrigo representando meus 10 irmãos. Quero pedir o procurador leia o termo de posse ao prefeito”.
Após a leitura do termo de posse, o presidente Paulo Sérgio deu posse a José Lima que se comprometeu a cumprir Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e trabalhar pelo progresso do município e pelo bem estar do seu povo.
Os vereadores discursaram saudando o prefeito interino, a maioria teceu elogios ao José de Oliveira Lima, outros aconselharam, mas a maioria fez questão de frisar a humildade e o respeito que o ex-presidente da Casa de Leis mantém com todos os vereadores de Itapemirim e com os servidores da casa.
“Quero fazer uma breve retrospectiva de tudo. Há três mandadotos venho lutando nesta casa para tentar fazer a população enxergar que Itapemirim merecia um caminho melhor, porque, eu cansei de ouvir na cidade e nos corredores desta casa que o processo não daria em nada. Que nada aconteceria, que o ex-prefeito teria 12 coelhos na cartola. Muitos dos senhores também pensavam que não daria nada. Eu nunca perdir a esperança. O nosso povo estava no calabolço, eu via a dor do povo, clamando a Deus, orando para que isto acontecesse. Aconteceu, inciamos uma primeira etapa de livbertação do nosso povo. Falava da pessoa do ex-presidente desta casa, foi uma pessoa que ao chegar nesta casa, após mais de 30 anos, conseguiu ser vereador, presidente e agora prefeito. Mas é uma pessoa que aqui dentro desta casa honrou com todos os compromissos. A população de Itapemirime espera um abraço. Um abraço e um calor que eles não sentem há muito tempo. Esperamos que você siga uma linha de gestão diferenciada. Há 10 anos, todos que passaram pelo poder Executivo, foram alertados no caminho que deveriam seguir. Nós temos dois caminhos Zé Lima: ou o prefeito segue o caminho de uma gestão diferenciada, ou seja que não faça mais do mesmo, ou continue do modo de seus gestores que preferiram colocar a mão na cumbuca. Itapemirim liberto, Itapemirim livre. Todo sucesso. Conte comigo. Se for fazer uma gestão diferenciasdsa pode contar. Que Desua abençoe Itapemirim, viva o nosso Itapemirim”, discursou o vereador João Bechara Neto.
O presidente da Casa empossado pediu chorando ao prefeito, que não se afaste de Deus. “Zé, se aproxime mais, porque longe de Deus ieremos cair conforme muitos governates cairam. E todos aqueles que o assessorem, eu peço a Deus que aqueles que estiveram mais próximo que tambéms ejam usados por Deus. Vamos aproveitar a oportunidade quye Deus nos Deus, para deixarmos ser usados por Deus. Prefeito aceite das mãos destes vereadores a chave da Prefeitura Municipal de Itapemirim. Faça dela bom uso”, aconsehou Paulo Sérgio.
Em seguida, o presidente da Câmara convidou o vereador Lucimar Soares para compor a mesa Diretora como secretário e também deu posse ao vereador Josão Bechara Neto como vice-presidente da Casa e o prefeito empossado assumiu a tribuna para o seu discurso.
A sessão solene foi prestigiada por diversa autoridades políticas, entre elas o deputado estadual Emílio Mameri, o prefeito de Iconha, Gedson Paulino, o presidente da Câmara de Cachoeiro, Brás Zagoto, vereadores de Marataízes entre outros.