O diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, recebeu o presidente do Sindirochas, Ed Martins, e o diretor executivo da entidade, Celmo de Freitas, em uma reunião motivada pela busca de formas de se aumentar a segurança no transporte de rochas ornamentais.
A pauta do encontro envolveu o projeto Cerco Eletrônico, que inclui a pesagem dinâmica de veículos de cargas, não apenas rochas ornamentais, e que deve alcançar, em breve, o monitoramento tributário. A atualização está na primeira fase de implantação na Grande Vitória. O próximo passo será a inclusão de municípios das regiões sul, norte e noroeste capixaba.
A dificuldade por parte das empresas do setor de rochas em realizar pesquisas rápidas e com informações idôneas na hora da contração do transporte também foi tratada no encontro. “É imprescindível o acesso a essas informações na hora de se contratar o transporte. Os empresários precisam saber se o veículo está apto para aquele tipo de transporte, bem como verificar se o motorista está com o curso obrigatório de carga indivisível dentro da validade”, explicou o presidente do Sindirochas, Ed Martins.
Os representantes da entidade patronal do setor de rochas convidaram o Detran-ES a participar de uma ação de sensibilização no sentido de reforçar a importância da segurança na hora do transporte. O diretor geral do Detran-ES colocou o departamento à disposição no que for possível, destacando a visão que o departamento tem sobre a importância do setor de rochas ornamentais para todo o Espírito Santo.