Já pensou que, daqui há 100 anos, nossos tataranetos podem estar caminhando pelas margens do Itapemirim, dizendo que por ali corriam as águas do mais caudaloso rio do Sul do Espírito Santo? Ou passeando pelas serras capixabas e imaginando como era a Mata Atlântica, com todo seu esplendor, serpenteando nas curvas das estradas?
Já pensou que nossa geração pode carregar a culpa de não fazer nada para deixar, para eles, as benesses que nossos avós nos deixaram? O momento de fazer é agora. Discutindo, refletindo e entendendo que a sustentabilidade é a capacidade de cada um de nós de usufruir de todas as benesses que a natureza nos oferece ao mesmo tempo em que preservamos o meio ambiente.
Essa é a proposta do 1º Seminário Sustentabilidade Capixaba, que acontece nos dias 1º e 2 de junho em Guaçuí, no Caparaó, e será ministrado de forma on-line. As palestras integram a primeira etapa de um movimento que se propõe a levar às empresas, governos e comunidades ideias para trabalhar o progresso aliado à conservação ambiental.
O evento trará nomes importantes da luta pelo meio ambiente brasileiro e que trarão ideias, estudos e propostas para aplicar no solo capixaba iniciativas que deram certo Brasil afora.
“A iniciativa é para discutirmos e refletirmos sobre nosso papel na construção de uma sociedade que prospera e, ao mesmo tempo, preserva o ambiente em que vive. As palestras vão abordar desde o conhecimento e a necessidade do monitoramento hidrológico até a destinação de resíduos sólidos”, salienta Kátia Quedevez, editora da revista Conexão Safra e organizadora do seminário.
Confira a programação:
1º dia – Terça-feira, 1º de junho
15h – Abertura do evento com participação de autoridades – Presença do Governador do Estado do Espírito Santo Renato Casagrande
16h – Pronunciamento Christine Samorini – Presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)
16:20h – Palestra com representante do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
17h – Fala do Governador Renato Casagrande – “Agenda Atual sobre o Clima/Mudanças Climáticas”
18h – Encerramento da programação do dia
2º dia – Quarta-feira, 2 de junho
08:30h – Palestra 1 – Dr. Francelino José Lamy de Miranda Grando: “A Evolução do Conceito de Desenvolvimento Sustentável”
09:30h – Palestra 2 – Dra. Luna Gripp Simões Alves: “Monitoramento Hidrológico – Conhecimento para o Desenvolvimento Sustentável”
11h – Palestra 3 – Prof. Mario Mantovani – Diretor da Fundação SOS Mata Atlântica: “Gestão Ambiental Local, Patrimônio Natural e Mata Atlântica”
14h – Palestra 4 – Prof. Sérgio Xavier – ex-Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e articulador do Centro Brasil no Clima (CBC)
15:30h – Palestra 5 – promotora Dra. Isabela de Deus Cordeiro “Destinação de Resíduos Sólidos”
16:20h – Palestra 6 – Prof. Fábio Ahnert – Diretor Presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh): “A Gestão da Água e sua Importância para a Sustentabilidade Ecológica, Econômica e Social”
17h – Encerramento do Seminário