Inscrições para participar da seleção podem ser feitas até o próximo dia 14, em uma parceria da concessionária com a ONG Waterlution e o centro de inovação CESAR
A BRK Ambiental, concessionária privada de saneamento básico presente em mais de 100 municípios brasileiros, em parceria com a ONG canadense Waterlution e o centro de inovação pernambucano CESAR, está com inscrições abertas para o Programa Waterlution BRK Acelera, uma iniciativa que estimula startups e empreendedores no desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras para os serviços de água e esgoto. Os interessados devem se inscrever pelo site https://materiais.cesar.org.br/brk-acelera até o próximo dia 14 de novembro.
Para participar do programa, é necessário formar uma equipe com pelo menos dois integrantes. Além disso, no ato da inscrição, é preciso fazer a sugestão dos projetos no formulário disponibilizado no site. Em seguida, as propostas serão avaliadas de acordo com perfil e disponibilidade do time, aderência ao projeto, grau de viabilidade de aplicação, grau de impacto, modelo de negócio e gestão, maturidade da solução e alinhamento com as diretrizes Waterlution.
Entre as diretrizes estão facilitar e estimular a colaboração regional e global, ampliar a mobilização global do conhecimento sobre a água/saneamento e apoiar a comunidade global para avançar em direção aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) relacionados a saneamento, segurança hídrica, clima e equidade. Seis equipes serão selecionadas para participar do programa e a divulgação dos projetos escolhidos está prevista para o dia 24 deste mês.
Ao longo de aproximadamente três meses, os participantes acompanharão uma série de atividades on-line, com transmissão ao vivo e foco na aceleração dos projetos e validação das ideias e soluções. Os encontros virtuais têm o objetivo de estabelecer contatos com outros empreendedores e especialistas do setor, por meio de workshops e mentorias individuais e coletivas voltadas para temas profissionais e técnicos.
Como resultado da atividade, os projetos poderão receber apoio financeiro dos organizadores do Waterlution BRK Acelera ou serem convidados para ações de parcerias. “Valorizamos muito as parcerias com as startups no sentido de promover a inovação nas nossas operações, principalmente quando relacionadas às práticas de ESG. E destacamos a oportunidade de oferecer uma visão corporativa abrangente e prática aos empreendedores, a partir da nossa expertise como uma das empresas líderes em saneamento no país”, afirma o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia.
A presidente e fundadora da Waterlution, Karen Kun, destaca os cinco anos de atuação da ONG no Brasil e a possibilidade de experimentar o conhecimento técnico, a capacidade de inovação e o compromisso dos jovens líderes da água e do clima do país na vanguarda das mudanças. “Nossa parceria de longa data com a BRK Ambiental e o CESAR se aprofunda com este novo programa e aumenta nossa capacidade de colaborarmos juntos, o que aumentará nosso impacto coletivo e soluções com as startups incluídas no BRK Acelera”, ressalta.
Para a coordenadora de Projetos de Empreendedorismo do CESAR, Renata Sellaro, o programa tende a acelerar possibilidades de inovação, baseadas em desafios reais da sociedade. “Assim, ampliamos a oportunidade para quem empreende nessa área, com projetos apoiados por especialistas das mais diversas áreas de inovação, empreendedorismo e especialistas do setor”.
Sobre a BRK Ambiental – A BRK Ambiental é uma empresa privada de saneamento básico que está presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam com os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a maior entre as empresas do setor, a BRK Ambiental conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.
Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).
Sobre o CESAR – O CESAR é um centro de inovação que há 25 anos forma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de mais de 1.000 colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas onde está inserido. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre.
A organização faz parte do Porto Digital – parque que agrega em Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e economia criativa. O CESAR também possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o CESAR atua na aceleração de novos negócios. Mais em www.cesar.org.br.
Sobre a Waterlution – Fundada em 2003, a Waterlution – uma organização canadense sem fins lucrativos – se estabeleceu com sucesso como uma organização internacionalmente reconhecida, focada na água, oferecendo capacitação diversa, liderança e treinamento de facilitação, ao mesmo tempo em que envolve as comunidades através de oficinas e atividades baseadas em locais que, juntos, fazem evoluir o relacionamento coletivo, compreensão e respostas inovadoras para a solução de desafios complexos da água. Na última década tem tido sucesso com a expansão de seu programa global do Laboratório de Inovação da Água (WIL), que até o momento entregou 17 programas WIL, em 5 continentes, 9 países, e treinou 1.250 jovens líderes da água, engajou 275 mentores, e iniciou mais de 100 projetos de inovação pela água.
Em 2020, a Waterlution completou seu Plano Estratégico “Agenda 2030”, que responde à questão norteadora “O que a nossa água precisa?” A capacitação, a ação impulsionada pelos jovens, o engajamento da comunidade e a urgência na realização de mudanças para ajudar na adaptação aos impactos das mudanças climáticas são os motores que o mundo precisa.