Operação da PF prende outros suspeitos de fraudes
Policiais federais prenderam, na manhã desta terça-feira (28), Daniel Santana, conhecido como Daniel do Açaí, prefeito (sem partido) de São Mateus-ES, cidade localizada no norte do Espírito Santo. Na casa dele, segundo as primeiras informações, foi apreendida uma grande soma em dinheiro, que já seria de R$ 400 mil, além de joias.
Batizada de Minicius, a operação prendeu também uma controladora do município, um suposto operador do esquema criminoso e quatro empresários que estariam ligados às irregularidades. Os nomes dos demais presos ainda não haviam sido divulgados até o momento desta publicação.
A PF informou que as investigações obtiveram provas sobre um “modelo criminoso estruturado dentro da administração municipal” para a prática de crimes desde o primeiro mandato de Daniel (2017-2020). Ainda segundo a PF, o valor dos contratos da prefeitura com as empresas investigadas chega a R$ 43,5 milhões.
As investigações começaram em razão de denúncias sobre a dispensa ilegal de licitações para os contratos, com a exigência de um percentual de propina. Entre as empresas beneficiadas pelo esquema, algumas seriam do próprio prefeito, que, de acordo com a PF, usava sócios de fachada para ocultar sua condição de proprietário.
Portal de Notícias 24 horas /Foco Regional