O lançamento virtual do livro “O Coração da Medusa” acontecerá na próxima segunda-feira (30), às 20 horas, no Instagram do Instituto Ambiental Reluz: @institutoambientalreluz
A escritora Renata Bomfim lançará seu mais novo livro, intitulado “O Coração da Medusa”. O livro é uma produção da Reserva Natural Reluz, que fica em Marechal Floriano-ES, com o apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) e recursos do Funcultura.
Descrito como “um livro mágico” pelo poeta e crítico literário nicaraguense Francisco de Asís Fernández Arellano e como um “caminho de transformação para o leitor” pelo poeta português José Luís Peixoto, “O Coração da Medusa” é o primeiro livro de poesia bilíngue da escritora que foi traduzida para o castelhano pelo poeta espanhol e crítico literário Pedro Sevylla de Juana.
A obra possui 158 páginas e está organizada em três capítulos intitulados “Canto Iniciático”, “Queda” e “Ascensão”, contando ainda com um conjunto de poemas intitulado “outros poemas”.
“Esse itinerário de leitura constrói uma jornada de encantamento e estranheza para o leitor, por conta dos temas que vão do sublime ao profano, dando voz a mitos transgressores e rompendo com o silêncio que secularmente ronda variados temas femininos”, destacou a autora.
Todo o valor da venda da obra será integralmente revertida para os projetos de proteção ambiental e bem-estar animal da Reserva Natural Reluz, uma RPPN criada e mantida pela escritora, e pretende ser, também, um instrumento de aproximação das pessoas da causa ambiental.
Segundo a autora, “O Coração da Medusa” é um livro que nasce do embate de variadas vozes poéticas. “Embora tenhamos avançado muito socialmente, a diferença entre homens e mulheres ainda persiste em variados campos. A política é um exemplo cabal dessa realidade. Esse livro dá voz a essa disparidade e a violência, mas também propõe saídas, acreditando que é possível um mundo de igualdade social”, informou.
Renata disse que a obra busca positivar o que o sistema rotulou como sendo ruim e maldito: a mulher, a natureza; não há o combate das sombras, mas uma tentativa de compreender o coração da Górgona e as suas intenções.
“Após a conclusão do doutorado, eu passei a dedicar pesquisas à literatura produzida por mulheres no Espírito Santo. Foi triste constatar o apagamento da contribuição literária de variadas mulheres, desde a época quando o Espírito Santo era província e as poetisas militavam realizando saraus e festas para arrecadar dinheiro para a compra de cartas de alforria e fortalecer o movimento abolicionista, passando pela luta das sufragistas pelo direito ao voto, entre elas Sylvia Meirelles da Silva Santos, Maria Stella de Novaes e Judith Leão Castello Ribeiro”, contou.
A escritora contou que foi libertador ler a obra de Guilly Furtado Bandeira, primeira capixaba a publicar um livro no Estado, em 1914, e ver com que coragem abordou temas como traição, trabalho feminino e suicídio. “Há ainda Haydée Nicolussi, escritora natural de Afonso Cláudio, que foi presa no Governo Vargas, e tantas outras capixabas. Essas vozes se reuniram em torno do arquétipo da Medusa”, revelou.
LANÇAMENTO – O lançamento virtual do livro “O Coração da Medusa” acontecerá na próxima segunda-feira (30), às 20 horas, no Instagram do Instituto Ambiental Reluz: @institutoambientalreluz. O livro pode ser adquirido na versão E-book, no site do Instituto e o livro físico pode ser adquirido com a autora, pelo WhatsApp: (27) 99574-7410. O livro custa R$ 50,00.
AUTORA – Renata Bomfim nasceu no Espírito Santo, em 1972. Poeta e ensaísta, é Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ambientalista com forte atuação política na defesa da Mata Atlântica brasileira, em 2007 criou a Reserva Natural Reluz, onde realiza trabalhos de preservação e educação ambiental, em Marechal Floriano.
É ganhadora da Medalha de Mérito de Defesa do Meio Ambiente “Roberto Anselmo Kautsky” e da Medalha de Mérito Cultural Renata Pacheco. Representou o Brasil em Festivais de poesia na América Latina. É autora de artigos e ensaios publicados no Brasil e no exterior e dos livros de poemas Mina (2010), Arcano Dezenove (2012), Colóquio das árvores (2015) e O Coração da Medusa (2021). Autora da Revista literária Letra e Fel, on-line desde 2007.