Mudança do Detran tem o objetivo de deixar o procedimento mais rigoroso na hora de realizar exame médico e avaliação psicológica
O motorista que for renovar a carteira de habilitação não poderá mais escolher a clínica para fazer os exames médicos e a avaliação psicológica.
A mudança é uma tentativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) de deixar a renovação mais rígida, evitando a aprovação indevida de condutores.
Até então, o motorista podia escolher qualquer clínica para submeter-se aos exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica referentes à renovação. Agora, o próprio Detran-ES é quem vai fazer essa escolha, por meio de um sorteio.
“O exame tem força de perícia médica. É ele que indica se aquele condutor tem capacidade de continuar dirigindo. Por isso, queremos que o exame seja rigoroso o suficiente para entregar ao trânsito um motorista com condições. Queremos que, de fato, haja uma verificação das condições clínicas e psicológicas do motorista”, afirmou o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.
A clínica credenciada escolhida pelo sorteio do órgão de trânsito será sempre no mesmo município do motorista. O sistema já era esse no processo da primeira habilitação, mas não da renovação.
De acordo com Givaldo Vieira, essa mudança era um pedido da classe médica. “O entendimento dos médicos era de que devemos evitar o vínculo entre o examinado e o examinador”, ressaltou.
A presidente da Associação Capixaba de Medicina e Psicologia do Trânsito (Acamptran), Rosiana Binda, disse que a mudança é positiva para a segurança dos motoristas. “É importante porque torna a perícia mais imparcial e transparente, contribuindo para um trânsito mais seguro”, afirmou.
Distribuição
A partir de agora, ao abrir o processo de “Renovação da CNH” no site do Detran-ES, o condutor vai informar seus dados de identificação e realizará a impressão do Documento Único de Arrecadação (DUA)
O DUA já terá o nome, endereço e telefone da clínica sorteada em que ele deverá renovar sua habilitação. fonte: tribunaonline /portaldenoticias24horas