O prefeito de Marataízes, Robertino Batista, determinou para a Secretaria Municipal de Educação que as aulas presenciais da rede pública municipal de ensino devem permanecer suspensas. O motivo é o alto índice de contágio do coronavírus, inclusive, com o aumento no número de casos de óbitos nesse ano, comparado ao mesmo período do ano passado.
Somente nesses quatro meses e 14 dias de 2021, o número de mortes por coronavírus em Marataízes foi igual ao ano passado inteiro: 77 óbitos. Ainda somente neste ano, 2.655 casos confirmados, enquanto o ano passado inteiro foi de 3.104.
“Não são apenas números. São famílias inteiras que estão sofrendo. Perdemos muitas pessoas para essa doença e entendemos que agora não é o momento de voltar com as aulas. Outras atividades, principalmente ligadas ao setor produtivo e econômico, estão retomando aos poucos e isso é extremamente importante. O ensino no formato totalmente presencial ainda pode esperar um pouco mais”, comentou a secretária municipal de Educação de Marataízes, Cristiane França.
E acrescentou: “precisamos pensar, especialmente nesse momento, quais as atividades que ainda podem continuar suspensas, para outras voltarem a funcionar. As crianças continuarão a ter suas aulas de maneira remota, com os professores dando toda a atenção a elas pela internet”.
A Secretaria Municipal de Educação já tem em andamento um Plano de Retorno às Aulas e, assim que o município for classificado como Risco Baixo para contágio de coronavírus pelo Governo do Estado, ele será colocado em prática.