Devido a suspensão das aulas presenciais para conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), as escolas municipais de Itapemirim terão regime especial de atividades pedagógicas não presenciais. O Programa EduCasa, como será chamado, será instalado no município mediante a publicação da portaria 47. Os estudantes das escolas públicas terão acesso a aulas disponíveis em sites e aplicativos on-line, de modo a darem continuidade ao processo educativo do ano letivo de 2020. A previsão é de que isso seja disponibilizado na próxima semana.
O Programa contempla um conjunto de recursos que irão apoiar as escolas e os professores a continuarem o processo de ensino e aprendizagem por meio da complementação dos conhecimentos já adquiridos e do desenvolvimento de novas aprendizagens pelos estudantes favorecendo, ainda, o reforço escolar. O principal recurso a ser utilizado no fomento das APNP’s e APC’s, consiste na transmissão de vídeoaulas por meio de canais de redes sociais como o Facebook, Youtube, WhatsApp, aplicativos e outros, no formato ao vivo ou gravado, em dias e horários específicos, para turmas específicas; ou produção de material didático a ser encaminhado para os alunos, com os devidos comandos para garantia do objetivo pedagógico estabelecido pelo professor em seu planejamento.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Viviane da Rocha Peçanha, Técnicos da Secretaria de Educação se reuniram nesta segunda-feira, 06 de abril, para discutir as melhores opções de implantar este programa que será muito importante. A reunião serviu para que o corpo técnico educacional do município conhecesse sua realidade quanto ao acesso aos equipamentos tecnológicos e a internet, e já disponibilizou para pais e responsáveis, na plataforma da Prefeitura, um local para que estes contribuam respondendo um questionário, que facilite um diagnóstico mais preciso do atual quadro educacional do município.
“As Atividades Pedagógicas Não Presenciais consistem em atividades escolares vinculadas ao desenvolvimento de conteúdos previstos nos documentos curriculares propostos pela Sedu e que sejam previamente planejadas e elaboradas pelo professor, acompanhadas e coordenadas pela equipe pedagógica da escola, com o intuito de serem ofertadas aos estudantes fora do ambiente escolar. Ou seja, o Sistema Positivo que a Secretaria implantou no município vai para as casas de nossos alunos, mantendo o mesmo nível de ensino aplicado em todo município”, comenta Viviane.
Dentre os recursos já citados, também poderão ser utilizados outros recursos disponíveis para estabelecer a mediação da aprendizagem com os estudantes, inclusive com momentos online, em tempo real, para esclarecimento de dúvidas e/ou apoio na resolução das atividades, tais como: Grupos no WhatsApp, Telegram ou similar; Grupos no Facebook; Fóruns no Google Sala de Aula; E-mails; Aplicativo de videoconferência; e Outros.