Na manhã de ontem, segunda-feira (24), por volta das 11h47min, policiais militares durante o patrulhamento pelo centro de Guaçuí-ES, prenderam um homem de 32 anos com mandado de prisão em Aberto.
Os militares passavam pela rua Francisco Ourique quando avistaram o suspeito, próximo a uma escola. Durante a abordagem o homem deu o nome de Leandro, porém os policiais já tinham informações da Polícia Mineira (PMMG), por um grupo de policiais dos estados do ES, MG, RJ e SP, em um aplicativo de mensagens, que um foragido do sistema prisional de Minas Gerais estaria escondido na cidade de Guaçuí-ES com as mesmas características.
Questionado, o mesmo confessou o seu nome real, confirmando estar foragido do presídio de Muriaé-MG desde o dia 30 de dezembro do ano passado, após saída temporária e não retornar. Após confirmação via sistema o suspeito foi conduzido à 6ª delegacia regional de Alegre-ES para demais medidas cabíveis.
O benefício é concedido pela Justiça durante o cumprimento da pena e usado como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional. De acordo com a lei, os presos em regime semiaberto têm direito a cinco saídas ao ano.
O Deputado Federal Neucimar Fraga PSD-ES autor de uma proposta que acabaria com as saidinhas temporárias é contrário a essa categoria de benefício que para ele já se mostrou ineficiente em reintegrar o preso a sociedade. Em matéria ao site Câmara em fevereiro de 2021, o Deputado afirmou que a saidinha coloca em risco a sociedade. “Isso porque, com sua concessão pelo juiz de execução penal, os apenados tem a possibilidade de sair dos presídios sem qualquer vigilância do poder público e com isso volta a delinquir.” disse o deputado.