Passados os festejos da festa de Momo, com Carnaval ainda influenciado pela pandemia da Covid-19, os capixabas agora estão atentos para os próximos feriados. Neste mês, serão dois nacionais: Sexta-feira Santa, no dia 15, e Tiradentes, no dia 21. No Estado, ainda há o feriado de Nossa Senhora da Penha, no dia 25.
Com esses dois feriadões à vista, as agências de viagens já relatam uma corrida intensa em busca de pacotes para aproveitar os dias de folga. No Sul do Estado, a região das montanhas capixabas têm sido uma ótima opção para quem quer curtir uns dias de folga. Destaca-se o município de Domingos Martins (Pedra Azul), onde a Rota do Lagarto atrai cada vez mais turistas. Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante também oferecem ótimas oportunidades, pelas suas cachoeiras e uma culinária típica, influenciada pela migração europeia.
Já no Caparaó capixaba, espera-se grande fluxo de pessoas para as pousadas dos municípios que circundam o Parque Nacional do Pico da Bandeira, em especial para a vila de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço (ES). A vila vem chamando a atenção pela presença constante de artistas de renome nacional e internacional, que procuram o local para descansar e aproveitar as belezas naturais do Caparaó.
As praias também têm sido bastante procuradas. Na região Sul capixaba, Marataízes, os balneários de Anchieta (Iriri, Castelhanos e Ubu) e Itapemirim (Itaóca e Itaipava) são alternativas que estão sempre presentes no imaginário da população. O Nordeste brasileiro é outro destino favorito dos viajantes.
Outra razão para a corrida às agências de viagem é o aumento na segurança em relação aos protocolos de saúde neste momento da pandemia.
Grande parte do Brasil já está liberada sim, porém, em muitos casos, as empresas estão exigindo a carteira de vacinação, o comprovante e até mesmo o próprio teste de Covid. Em alguns lugares, o protocolo de segurança sanitária ainda é exigido.
De qualquer forma, independente do destino de cada um, os feriados que seguirão são as oportunidades que o capixaba vem esperando há dois anos para relaxar e esquecer as tensões do dia a dia. Bora viajar!!