O Exfest 2ª Edição, festival online de música que acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio, adotou em seu edital política de valorização das mulheres. As inscrições para participar do evento, já abertas até dia 21 de março, reservam espaço prioritário para as compositoras capixabas nas categorias rap/hip-hop e rock. Além disso, o Exfest já conta com a rapper Budah e a cantora e compositora Bella Nogueira entre as atrações confirmadas.
Na temática rap/hip-hop, as apresentações serão no dia 13 de maio, e o edital reserva três vagas para a categoria. Entre as escolhas, prioritariamente uma será para um representante LGBTQ+ e, como enfatizado, uma para mulheres. Podem se inscrever artistas solo, duos, trios e bandas.
A categoria rock também conta com três vagas, e os shows acontecerão no dia 14 de maio. Neste tema, o festival reserva um espaço prioritário para mulheres e um para pessoas pretas. Podem se inscrever artistas solo, duos, trios e bandas. Neste caso, todavia, o músico precisa, obrigatoriamente, se apresentar acompanhado de pelo menos outros dois integrantes – isto é, não vale o show voz e violão.
Por fim, o tema folk/MPB conta com uma vaga. As apresentações serão transmitidas no dia 15 de maio e podem participar das inscrições artistas solo, duos, trios e bandas. Diferentemente do eixo do rock, o artista selecionado terá a possibilidade de se apresentar em formato individual ou com outros integrantes o acompanhando.
O festival é realizado pelo Canal Explicanção e o link para se inscrever está inserido nas páginas do Instagram da organização do evento. Os endereços:
https://www.instagram.com/exfestex/ e https://www.instagram.com/canalexplicancao/.
O Exfest 2ª Edição vai contemplar os músicos selecionados no edital com cachê de R$ 2.500. Para se inscrever, artistas e bandas precisam comprovar que moram no Espírito Santo há pelo menos dois anos e ter repertório autoral para realizar um show de 40 minutos. Além disso, o proponente terá de detalhar a proposta de show, registrar o impacto sociocultural do trabalho na cena capixaba e enviar portfólio, clipping, fotos, entre outros materiais.
Além do edital de seleção, o ExFest 2ª Edição já conta com cinco headliners no lineup: Budah, Bella Nogueira, o compositor Izar, a banda Cainã e a Vizinhança do Espelho e o cantor, compositor e produtor musical paulistano radicado em Salvador Leo Cavalcanti – convidado para promover intercâmbio com os artistas que produzem música no ES.
Juntamente com os sete selecionados, portanto, o festival contará com 12 apresentações musicais.
1ª Edição – Em 2021, o ExFest 1ª Edição aconteceu em janeiro, com shows de Gavi, Dan Abranches, Manfredo e Bella Nogueira. A intenção é que o festival aconteça anualmente e presencialmente a partir de 2023.
O Explicanção, realizador do festival, é um canal do YouTube independente criado por Bella Nogueira em maio de 2020, para dar voz aos artistas, trabalhadores entre os mais prejudicados naquele e neste momento por conta da pandemia. Um diferencial do Explicanção em sua produção de conteúdo foi, desde o início, destacar a interpretação de Libras nos vídeos – uma ação valorizada, e não apenas para cumprir tabela.
O ExFest 2ª Edição tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e será realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).