Todos os anos o 10 de Setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma questão social e de saúde pública de extrema importância. Por isso, o Centro de Referência em Assistência Social de Piúma-ES (Secretaria Municipal de Assistência Social), em parceria com a Secretaria de Educação, realizou duas importantes ações na Escola Itaputanga e Escola Céu Azul, envolvendo adolescentes do 7º ao 9º ano e funcionários.

Foram realizadas palestras com a psicóloga Débora Lucas Silva e a técnica Landressa Germano Bourguignon Santos; dinâmicas com Mary Helen Morais Antunes, gestora do Cadastro Único e números musicais com o cantor Lucas Baleeiro Gomes de Carvalho (servidor do CRAS) e participação especial de Filipe Lucas Costa no violão. As atividades envolveram os participantes nas temáticas da campanha Setembro Amarelo, com o foco maior na valorização da vida.
A psicóloga do CRAS de Piúma, Débora Lucas, ressalta a importância dessas ações nas escolas:” Durante a infância e adolescência, a escola é um dos principais espaços de sociabilização e formação. É neste ambiente que as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo, o que possibilita a identificação de comportamentos como queda do rendimento escolar, isolamento, dificuldade de relacionamento, sinais de automutilação, abuso de álcool e drogas, entre outros sinais de que a saúde mental do aluno pode estar sendo prejudicada. Assim, trabalhar a campanha Setembro Amarelo nas escolas é fundamental para conscientizar sobre a prevenção do suicídio e incentivar os alunos a buscarem ajuda psicológica quando necessário.”
A equipe do CRAS informa que as demais escolas que queiram receber estas ações e que se enquadrem neste público-alvo (adolescentes), podem procurar a Secretaria de Assistência Social e solicitar o serviço.