No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização, uma data importante cujo objetivo é mostrar a importância da leitura e escrita, principalmente no início do ciclo infantil. E, falando em leitura, no mercado editorial de literatura infantojuvenil, a editora Colli Books é um selo que trabalha em parceria com as escolas oferecendo livros paradidáticos que abordam diversos temas de maneira lúdica e divertida.
De acordo com a escritora capixaba Isa Colli, diretora da Colli Books, “atividades lúdicas ajudam a criança a ter mais interesse pela leitura, tornando o processo de alfabetização mais leve e interessante”.
Para a executiva, quando os professores e famílias usam boas estratégias pedagógicas aliando a diversão ao aprendizado, os pequenos criam uma relação positiva com os livros e desenvolvem melhores habilidades na leitura, gerando vínculos afetivos com quem lê para eles.
Isa sugere títulos com ilustrações coloridas e textos curtos. O catálogo da Colli Books (collibooks.com/catalogo) tem uma seção exclusiva para orientar os professores nas escolhas literárias dessa fase de alfabetização.