Preservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento sustentável são os pilares da profissão de engenheiro ambiental. O profissional será homenageado na próxima segunda-feira, 31, data em que se celebra o Dia do Engenheiro Ambiental. Chamando a atenção para a data, a concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim-ES, BRK, destaca a importância da profissão para o saneamento, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.
O responsável pela área de Meio Ambiente da BRK em Cachoeiro, Paulo Breda, afirma que o engenheiro ambiental pode atuar nas mais diversas vertentes do saneamento básico, como no licenciamento ambiental das unidades de operação, na gestão de requisitos legais e no gerenciamento dos aspectos ambientais das atividades, a fim de reduzir ou evitar impactos, tais como resíduos gerados, químicos utilizados, ruídos e emissões atmosféricas, além de fazer a interface entre empresa e órgãos públicos de cunho ambiental.
“Junto a outros profissionais, o engenheiro ambiental pode levar o saneamento para muito além do básico: no planejamento e execução de soluções tecnológicas, econômicas e ambientalmente viáveis; para o tratamento de água e esgoto; na busca pela universalização desses serviços, que são essenciais, em conjunto com a qualidade. Ele também trabalha fazendo a interface entre as comunidades, as empresas e o poder público, de modo a demonstrar que investir em saneamento básico é investir na qualidade de vida das pessoas”, acrescenta Paulo Breda.
A profissão também proporciona a multidisciplinaridade, uma vez que, desde a graduação, o intercâmbio com disciplinas das grades de ciências exatas, biológicas e sociais é promovido. “Você sai de uma aula de hidrologia, em que se estuda modelagem hidrológica, e vai para uma de educação ambiental, estudar as interações do ser humano com o meio ambiente. Essa multidisciplinariedade segue por toda nossa vida profissional, com o engenheiro ambiental atuando em conjunto com outros profissionais nos mais diversos aspectos”, finaliza Paulo Breda, responsável também pelas áreas de Saúde, Qualidade e Segurança do Trabalho da BRK em Cachoeiro de Itapemirim-ES.