No Hospital Evangélico de Vila Velha, a atuação da Comissão de Controle de Infecção tem sido ainda mais intensa para minimizar os impactos da pandemia. O papel dessa equipe, composta por profissionais de diversas áreas, é essencial para fortalecer a prevenção de inúmeras doenças, inclusive a Covid-19. O mês de maio é dedicado ao trabalho dessas comissões, responsáveis por garantir um ambiente hospitalar mais seguro.
“Durante a pandemia, essas comissões ganharam ainda mais atuação devido às ações necessárias para prevenir a contaminação dos profissionais e dos pacientes pelo coronavírus. Em pouco tempo, foi necessário revisar e modificar fluxos e processos de trabalho nas instituições para adequação à nova realidade do mundo”, explica Dra. Daniela Feitosa, médica infectologista e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HEVV.
Com conhecimento e eficiência, essa equipe conseguiu se adaptar rapidamente à nova rotina. Uma missão complexa e que exige muito empenho dos profissionais diante da instabilidade do cenário atual.
“Por ser uma doença totalmente nova, o volume de informações é muito grande e a velocidade de mudança nas recomendações também é enorme. Isso exige de todos os profissionais uma capacidade de adaptação, trabalhando de forma planejada a gestão da crise e atuando de maneira extremamente coesa”, comenta Dra. Daniela.
Apesar dos desafios, a equipe permanece focada no objetivo de combater os principais riscos para pacientes e profissionais de saúde. Um empenho diário e que rende frutos para todas as áreas do hospital.
“A pandemia nos ensinou e ensina ainda todos os dias muita coisa. Mas, essencialmente, o maior ensinamento é de que juntos, seguindo na mesma direção e no caminho da ciência e do cuidado com o outro, somos capazes de uma assistência de qualidade e centrada nos pacientes” ressalta.
Sobre o Hospital Evangélico
Fundado em 1972, a história do Hospital Evangélico de Vila Velha começa anos antes, em 1956, quando começou a ser idealizado pelas igrejas Batista, Cristã Evangélica Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida, que compõem a Aebes. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e é referência em urgência e emergência cardiovascular e habilitado em alta complexidade nas especialidades: Cardiovascular, Oncologia, Nefrologia e Transplantes (rim, córnea, coração, ossos e tecidos), Oftalmologia, Bariátrica e Neurocirurgia. Hospital Evangélico de Vila Velha foi o primeiro hospital filantrópico capixaba a conquistar classificação máxima em gestão hospitalar: a certificação de excelência ONA nível 3.