por Basílio Machado
Ame-o
O comendador Camilo Cola deixou o plano terreno. Cachoeiro perde, sem dúvida, um dos seus maiores expoentes empresariais e políticos. No Brasil, levou o nome da cidade do Oiapoque ao Chuí. A pujança de seus empreendimentos alcançou não só o setor rodoviário, mas também de agricultura, rochas, veículos, pneus e de florestas plantadas, entre outros. Só não fez chover.
Ou deixe-o
Por outro lado, a suposta ligação do empresário com o governo militar ainda é lembrada por jornalistas que viveram naquele período sombrio do país. Seu rápido enriquecimento, segundo os críticos, teria sido fomentado por relações pouco republicanas mantidas com a ditadura nos anos de chumbo. Há controvérsias.
Pode isso?
Enquanto flana com suas aeronaves amarelinhas, a Viação Itapemirim deixa à míngua mais de 300 ex-funcionários em Cachoeiro. No Brasil, dois mil estão na berlinda. Segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas de Cachoeiro, Elias Brito Spoladore, a turma do andar de baixo que ainda não recebeu os direitos trabalhistas reclama que a empresa lhes virou as costas.
Ching Ling
Em outra via, o China Construction Bank Brasil está pedindo a que o atual presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva, seja subtraído do cargo. O empresário estaria retirando recursos da empresa sem aprovação prévia dos credores. Advogados dos ex-funcionários afirmam que ele teria feito o mesmo com a Transbrasiliana, de Goiás. Pero que si, pero que non…
Mata sem cachorro
Triste notícia. O Espírito Santo é um dos três estados que, percentualmente, mais derrubaram a Mata Atlântica entre 2019 e 2020. Aqui, o desmatamento aumentou mais de 460%. Os dados são do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, publicados pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo INPE. Qualquer hora dessas, alguém vai ter que explicar isso.
PSD Mulher
Renata Fiório assumiu recentemente a vice-presidência do PSD Mulher e uma das assessorias do deputado Neucimar Fraga (PSD). Está por conta do atendimento aos municípios do sul do estado. Em tempo, o PSD de Cachoeiro mudou a composição de sua Executiva, passando a presidência para o Dr. Edimar Rabello. O vice é o vereador Sandro Irmão. Voilà, mon chéri!
Aí, sim!
Foi desenvolvido por funcionários da BRK Ambiental em Cachoeiro um o projeto voltado para a autossuficiência energética através da captação de energia solar. A iniciativa foi, inclusive, vencedora do “BRK Transforma 2020”, prêmio que reconhece as ideias inovadoras desenvolvidas por funcionários das concessionárias do Grupo em todo o Brasil.
Na UTI
O ex-vice-prefeito de Cachoeiro, Atílio Traváglia, está internado há três dias na UTI, vítima da Covid-19. Kátia Coelho, esposa do empresário, que é farmacêutica, em tom emocionado pede orações pelo marido e defende o tratamento precoce da doença.
Até!