Os proprietários de automóveis e motos emplacados no Espírito Santo devem ficar atentos. O período para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa no próximo mês. Os clientes do Banestes contam com a comodidade de realizar o parcelamento e o pagamento do IPVA direto nos ambientes on-line do Banco.
O pagamento das taxas do Detran|ES pode ser feito via App Banestes ou Banestes Internet Banking. Basta digitar a placa e o Renavam do veículo, tornando a impressão do DUA desnecessária. Esse é mais um diferencial que o Banco oferece a seus clientes.
Além do IPVA, o correntista pode realizar consultas e pagamentos do licenciamento e de multas de veículos do Espírito Santo. Os vencimentos da primeira parcela/cota única começam em março para os veículos pesados e em abril para os veículos leves.
Para acessar o serviço no App Banestes, basta clicar em “Menu” e, em seguida, na seção “Meus Veículos”. Além disso, o cliente tem a opção de incluir a funcionalidade na área principal do aplicativo, tornando o seu acesso mais ágil. Já no Internet Banking, a consulta e o pagamento ficam localizados na barra lateral “Pagamento”, opção “Meus Veículos”.
O cliente pode decidir quitar a primeira parcela ou a cota única do imposto, bem como as demais taxas. Os pagamentos são efetuados sem a necessidade de digitação do código de barras, diretamente via aplicativo e Internet Banking.
A partir do momento em que o cliente realizar a consulta de um veículo no App Banestes, não será necessário redigitar os dados ao fazê-la no Internet Banking e vice-versa. Isso porque, é possível salvar as informações dos veículos em uma lista de favoritos e, como os sistemas do Banco são sincronizados, as informações são compartilhadas, proporcionando mais facilidade para o correntista.
O serviço é uma exclusividade do Banestes para os clientes no Espírito Santo, obtida por meio da parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Desde 2018, o DUA para pagamento das taxas automotivas deixou de ser enviado via Correios.
Texto: Jardel Torezani