Em continuidade às atividades alusivas à campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro-ES realizará amanhã, sexta-feira (19), uma ação para marcação de consultas voltadas para o público masculino. Será a partir das 13h30, na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu” (Centro de Saúde), no bairro Santo Antônio.
Serão ofertadas 120 vagas para consultas, sendo 60 delas para urologia, 20 para clínica geral, 20 para psicologia e 20 para nutrição. É necessário levar CPF, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência para solicitar o agendamento.
As consultas serão agendadas para o dia 27 de novembro, na própria Policlínica, durante ação especial em comemoração ao Novembro Azul, a ser realizada das 8h às 12h, também com serviços de marcação de exames preventivos de câncer de próstata e testes rápidos para identificação de infecções sexualmente transmissíveis (IST).
O secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, explica que, embora o foco do Novembro Azul seja a prevenção do câncer de próstata, também é importante aproveitar o período da campanha para ofertar outros atendimentos em saúde para o público masculino.
“Serão ofertadas vagas para consulta em urologia, pois a prevenção do câncer de próstata é o objetivo principal dessa campanha. Entretanto, é uma boa oportunidade para estendermos essas consultas para outras áreas, que são, igualmente, importantes para os cuidados com a saúde”, comenta.
Wingler ressalta que a Semus realiza, durante todo o ano, encaminhamentos para que homens possam realizar, quando necessário, o exame para detecção do câncer de próstata.
“O homem que deseja verificar a necessidade de realização do exame de próstata pode procurar, em qualquer época do ano, a Unidade de Básica de Saúde mais próxima de sua residência para se consultar com o médico, que avaliará a necessidade de encaminhamento para um urologista do Centro Regional de Especialidades (CRE), onde serão solicitados os exames adequados para o diagnóstico da doença”, frisa o secretário.
De acordo com o Ministério da Saúde, pacientes sem histórico de câncer de próstata na família podem procurar as unidades básicas de saúde a partir dos 50 anos para buscar atendimento. Homens negros, ou com histórico familiar de câncer de próstata, devem realizar o exame a partir dos 45 anos.