Serão iniciadas, na segunda-feira (24), as obras de requalificação viária e urbanística da Praça Jerônimo Monteiro e seu entorno, que vão resultar na melhoria da mobilidade na região e no primeiro circuito 100% acessível de Cachoeiro-ES.
As intervenções começarão pela adequação das calçadas da praça às normas de acessibilidade (rampas e piso podotátil), alargamento de passeio e reconfiguração da área de estacionamento adjacente ao espaço.
A previsão é de que essas primeiras obras durem cerca de 30 dias, período em que será necessário bloquear o acesso ao estacionamento e isolar parte da pista, para garantir o bom andamento dos serviços e a segurança de quem passa pelo local.
“Estamos iniciando as obras em janeiro – quando o movimento é menor na cidade – para reduzirmos os impactos das intervenções e atender a uma solicitação dos comerciantes da região. O trecho estará sinalizado e pedimos que os condutores redobrem a atenção ao passarem pela praça nesse período”, orienta Alexandro da Vitória, secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente.
Mudanças
A área de estacionamento passará a ter vagas dispostas em 45 graus, o que ampliará o número de espaços para veículos para 40 – mais que as 38 vagas disponíveis atualmente nos dois lados da via em frente à praça.
“Com essa mudança, sem perda de vagas, conseguiremos usar o espaço de estacionamento do lado oposto para alargamento da calçada e implantação de faixa preferencial para ônibus, uma das medidas previstas no projeto de requalificação para melhorar a fluidez do trânsito na região”, explica o secretário.