A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro-ES aderiu à mobilização estadual para imunizar jovens de 13 a 19 anos que não receberam ou que não fizeram o reforço da vacina contra meningite tipo C no período regular do Calendário Nacional de Vacinação. A ação ocorrerá até o próximo dia 30 de junho.
O imunizante pode ser encontrado na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município com sala de vacinação – confira a lista abaixo. Estão disponíveis as vacinas meningo C e ACWY, ambas utilizadas na prevenção da meningite tipo C.
O horário de funcionamento das salas é das 8h às 15h – com exceção das UBS dos bairros Amaral, Aeroporto, IBC e Paraíso, que permanecem abertas até as 18h.
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a vacina meningo C é aplicada em crianças de até 12 anos de idade, sendo administrada em esquema de duas doses, aos três e cinco meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.
Além disso, para as crianças que, por algum motivo, perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, a vacinação dos adolescentes contra a meningite tipo C é muito importante, uma vez que esse público é um dos responsáveis pela manutenção da transmissão da doença.
“A meningite tipo c é uma doença que possui altíssimas taxas de mortalidade, o que representa um grande risco à saúde da população. Por isso, pedimos àqueles que, por alguma razão, não receberam o imunizante no tempo correto, que busquem a UBS mais próxima de sua residência, o quanto antes, pois a vacina é a melhor forma de prevenção dessa doença”, destaca.
Meningite
A meningite é considerada uma doença endêmica no Brasil e pode acontecer em qualquer idade, porém é mais provável que ocorra entre crianças menores de cinco anos, principalmente, até um ano.
Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. As meningites bacterianas são mais comuns no outono-inverno e as virais, na primavera-verão.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), em 2022, até 4 de abril, o Estado já havia confirmado nove casos de doença meningocócica, com quatro óbitos registrados, apresentando uma letalidade de 44,4%. Em 2021, foram quatro casos e três óbitos, e em 2020, cinco casos e três óbitos.
Unidades com sala de vacinação
UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Elpídio Volpini
UBS Otton Marins
Interior
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Itaoca
UBS Conduru