Servidores públicos também devem deixar o home office na próxima semana
da Redação
O governador Renato Casagrande anunciou na tarde desta sexta-feira (11) o retorno às aulas, no dia 21 de junho, em todos níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior), nos municípios do Espírito Santo. A determinação levou em conta o novo mapa de risco para a Covid-19 no Estado. Servidores Públicos que estão em sistema de home office também deverão retornar aos postos de trabalho já na próxima semana, dia 15.
Segundo Casagrande, Cachoeiro de Itapemirim e outros sete municípios que estão em “Risco Alto”, devem seguir a mesma determinação. As aulas, entretanto, seguem em rotina de alternância e revezamento de alunos para não encher as salas de aula. “Só vai mudar se voltarmos ao Risco Extremo”, disse.
A decisão do governador levou em conta a queda no número de mortes pela Covid, a baixa ocupação dos leitos de UTI e o fato de quase 100 % dos professores já terem recebido a vacina de Oxford (AstraZeneca), que garante uma alta eficácia já na primeira dose. O mesmo critério foi usado em relação aos demais servidores públicos. “A ciência está nos orientando” – explicou.
Mapa de Risco
O Espírito Santo está hoje com 62% dos leitos de UTI ocupados e uma média de 25 mortes por dia. De acordo com o governador, essa situação favorece ao afrouxamento das medidas de isolamento social. No pico da pandemia no Estado, chegou-se a uma média de 73 mortos/dia e as vagas em leitos de UTI por pouco não entraram em colapso.
Apesar do menor rigor com o isolamento de alunos, professores e servidores, Casagrande reafirmou os cuidados que a população deve continuar tendo para que a economia e os serviços públicos continuem em processo de abertura. Ele citou o uso de máscaras e a não aglomeração como fundamentais para o sucesso do Espírito Sando no combate à pandemia, em relação aos demais estados da Federação.