Mirelly Cristina Pedro, aluna da 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Joaquim Caetano de Paiva, localizada no município de Laranja da Terra, conquistou o primeiro lugar, na etapa Estadual, do 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios, e passa agora a representar o Estado na fase Nacional.
“Minha reação foi de grande alegria e também surpresa, pois, foi um concurso bastante disputado. Não consegui conter minhas lágrimas, principalmente por saber que isso seria motivo de grande orgulho para minha família e também para comunidade escolar da qual faço parte”, disse Mirelly Cristina Pedro.
O resultado é fruto de uma ação dos professores da Área de Linguagens e Códigos que, neste ano, se propuseram a incentivar a produção textual, por meio do desenvolvimento de sequências didáticas e Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) que atendessem não apenas o objetivo da seleção – proporcionar a crianças e adolescentes o exercício da criatividade e aprimoramento dos conhecimentos linguísticos -, mas também desse voz aos estudantes para escrever sobre o desafio de se adaptarem à realidade atual, como a pandemia e, especialmente, em relação à esperança da retomada das atividades diárias presencialmente na escola.
“Depois de tanto trabalho, a expectativa e a emoção de ter Mirelly Cristina Pedro em primeiro lugar na fase estadual é uma honra, pois além de muito inteligente é uma estudante dedicada. Entre suas qualidades, destaco, sobretudo, o gosto pela leitura e prontidão em ajudar os colegas. E agora, estamos na torcida pela próxima fase”, afirmou a professora de Língua Portuguesa, Jackeline Krause Pagung.
Para a realização do trabalho, foram organizadas ações de leituras e debates sobre o tema, escrita e reescrita de textos. Tudo isso considerando a adaptação e a retomada gradual de parte das atividades, o novo cenário do País em 2021, o avanço das pesquisas cientificas acerca do vírus, bem como a produção de vacinas. A primeira fase do 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios foi a seleção interna dos textos a serem enviados para a etapa Estadual.
“Esse é um momento muito importante. É fruto de um trabalho coletivo da escola e do apoio das famílias, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia. A classificação da aluna é exemplo de que é possível superar as adversidades e alcançar bons resultados ”, destacou a diretora escolar, Míriam Klitzke Seibel.