A CPI dos Maus-Tratos contra os Animais encaminhou ofício para a delegacia de Presidente Kennedy-ES e para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) solicitando a identificação do proprietário do veículo e da pessoa que arremessou um cachorro da janela de um carro em movimento.
O caso aconteceu na última quarta-feira (6) na comunidade de São Paulo, localizada no município do sul do estado. A comunidade fica às margens da ES-162, entre a BR-101 e a sede do município. O crime de maus-tratos foi flagrado por câmera de videomonitoramento.
“Estamos trabalhando para identificar o proprietário do veículo para que ele possa ser responsabilizado por esse ato altamente covarde. Encaminhamos o ofício na Delegacia de Meio Ambiente para abrir inquérito policial e pedir o indiciamento do tutor”, declarou a deputada Janete de Sá (PSB), que preside a CPI.
A parlamentar solicitou a ajuda dos moradores de Presidente Kennedy para identificar quem cometeu o crime: ”Nós pedimos à comunidade local, alguém que viu esse ato delituoso, que passe informações para o e-mail, para que a gente possa identificar, com a maior brevidade possível, o criminoso que cometeu esse crime de maus-tratos contra os animais. Nós vamos chamar essa pessoa à CPI para que preste os devidos esclarecimentos à sociedade”, disse.
O crime de maus-tratos contra cães e gatos prevê pena de prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal, conforme dispõe a Lei Federal 14.064/2020. As denúncias de maus-tratos podem ser encaminhadas à CPI pelo e-mail: defesadosanimaises@gmail.com.