O evento foi coordenado pela Federação dos Artesãos do Espírito Santo e contou com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes), além do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) no Espírito Santo
Mais de 300 artesãos de todo Espírito Santo se reuniram na quarta edição do Congresso Estadual dos Artesãos Capixaba, que aconteceu no Sesc de Guarapari-ES. O encontro ocorreu de forma presencial e on-line, na última sexta-feira (15), com os objetivos de abrir um diálogo com a categoria, discutir políticas públicas, tratar da retomada das atividades, trocar experiências, além de fortalecer o setor.
Artesanato mais competitivo, Legislação Brasileira para o Artesão, Tributação para artesão e associações, além de perspectivas para aposentadoria, foram alguns dos temas debatidos. O evento foi coordenado pela Federação dos Artesãos do Espírito Santo e contou com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes), além do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) no Espírito Santo.
O congresso contou com as presenças da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, e do subsecretário de Micro e Pequena Empresa e do Artesanato, do Ministério da Economia, Fábio Silva. Também estiveram no encontro, o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli; o diretor de atendimento do Sebrae, José Eugênico; a secretária de Turismo, Empreendedorismo e Cultura de Guarapari, Helione Bacovis; a anfitriã do IV Congresso Maria das Graças Reis Costa, presidente da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), entre outras autoridades.
Jacqueline Moraes destacou que o artesanato passou por momentos difíceis durante a pandemia devido à limitação em relação ao turismo, grande fator de movimentação para o trabalho desenvolvido pelos artesãos. “Todo artesão é empreendedor e isso é ter autonomia e usar as melhores competências para criar algo, com comprometimento, dedicação e esforço necessários. O caminho é longo, portanto, é necessário transformar as crises em oportunidades”, afirmou.
A presidente da Feartes, Graça Reis, disse que o congresso é uma oportunidade de reunir os artesãos para troca de experiências. “O congresso tem o propósito de trazer informações para os artesãos. É o momento de discutir as políticas públicas e melhorias que estão sendo construídas para a categoria, absorver conhecimento e agradecer aos atores que apoiam todos nós no dia a dia, como a Aderes e o Sebrae”, disse a presidente.
Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o IV Congresso Estadual do Artesanato foi um sucesso, com uma participação expressiva dos artesãos, além dos debates e experiências trocadas. Também aconteceu a eleição dos 30 delegados que vão participar do congresso nacional, que será realizado no Estado. “Vamos nos preparar para realizar um excelente encontro, além de receber bem artesãos de todo o País”, enfatizou.
Avanços para um artesanato mais competitivo
Um dos destaques do encontro foi a presença do subsecretário de Micro e Pequena Empresa e do Artesanato, do Ministério da Economia, além de gestor do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Fábio Silva, que apresentou tudo que tem sido feito em âmbito nacional para auxiliar a categoria. Ele falou do investimento em três grandes feiras de artesanato, que serão realizadas no Amazonas, Belo Horizonte e Olinda, e da agenda nacional de desenvolvimento e competitividade para o setor.
Além disso, o gestor citou as novidades no universo digital que irão impulsionar o trabalho dos artesãos, como a parceria entre o Sebrae Nacional e o Mercado Livre, que criará uma loja dedicada ao Programa de Artesanato Brasileiro dentro do e-commerce. Segundo ele, até o final do ano, também fecharão parceria com a Amazon e a Magalu. “Essa parceria vai ser um portal para os artesãos, que vai gerar visibilidade e muitas facilidades no pagamento e na logística”, frisou Silva.
Emissão de nota fiscal
Outro tema abordado no evento foi a tributação para os artesãos e associações. O auditor fiscal e coordenador do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), da Secretaria da Fazenda, Thiago Venâncio, mostrou aos participantes os benefícios da emissão das notas fiscais.
“O nosso foco foi explicar a importância da emissão das notas fiscais pelos artesãos e artesãs do Espírito Santo. Com a emissão de notas fiscais eletrônicas, por exemplo, o artesão pode realizar vendas para órgãos públicos e também vendas interestaduais. Há também uma relação muito clara entre a emissão de notas e a arrecadação de tributos pelo Governo Estadual, tributos esses que retornam para os cidadãos em serviços e melhorias”, pontuou Venâncio.
Já o auditor fiscal e subsecretário de Estado da Receita Estadual, Benicio Costa, parabenizou a organização pelo evento e colocou a Secretaria da Fazenda (Sefaz) à disposição de todos os participantes.
Delegação capixaba no Congresso em 2022
Após as palestras, a presidente da Feartes, Graça Reis, conduziu a eleição dos 30 delegados que irão representar o Espírito Santo no Congresso Nacional dos Artesãos, agendado para o próximo ano, no dia 19 de março, no Estado.
ArteSanto 2021: inscrições abertas
Ao final das palestras, o diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, lembrou que as inscrições para a Feira ArteSanto 2021 já estão abertas e seguem até o próximo domingo (24). “Fiquem atentos com a data de inscrição, leiam o edital com atenção, principalmente as informações sobre os itens de avaliação para a curadoria, e não deixem para a última hora!”, alertou Hugo Tofoli.
A transmissão on-line do evento está disponível no canal da Aderes no YouTube, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=OGJH3Jx_kQ0