Essa é a história de “A noite iluminada”, uma websérie produzida pela Cia Junco e que nasceu de um espetáculo de teatro
Menino é uma criança que tem medo do escuro e sempre quando chega a noite, se esconde em sua casa triste, até que conhece Sombra, uma menina muito alegre e misteriosa, que vai lhe mostrar todas as belezas que podem habitar a escuridão. Essa é a história de “A noite iluminada”, uma websérie produzida pela Cia Junco e que nasceu de um espetáculo de teatro.
O primeiro episódio, “Era uma vez”, será lançado neste domingo (21) nas redes sociais da companhia, no YouTube https://bit.ly/ciajuncoyt e no www.instagram.com/cia.junco . Ao todo serão 7 episódios, que contam com a produção de uma equipe híbrida composta por colombianos, argentinos e brasileiros. O projeto conta com o apoio da Lei Aldir Blanc por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).
Misturando muita música, dança, poesia, luzes e sombras, a peça infantil “A noite iluminada” – uma livre adaptação da história de Ray Bradbury “Switch on the Night” – foi o ponto de partida para a criação da websérie. A ideia surgiu com a vontade de levar a história para mais crianças e também para um público de diversas idades, além de uma forma de adequar o espetáculo para o digital devido às restrições da pandemia.
“A proposta da websérie é um compartilhar brincante, lúdico e poético, oferecendo às crianças uma história sobre o medo da noite, seus mistérios e suas belezas, possibilitando o seu contato com uma peça de teatro experimental e autoral, que explora diversas linguagens”, explica Lucía Reizner, atriz e uma das criadoras do espetáculo.
Além disso, a websérie “A noite iluminada” explora temas pouco comuns quando se trata de obras destinadas ao público infanto-juvenil, que são o medo e o suspense. E esse clima de mistério, além de atravessar a história, também está em elementos como o cenário, o figurino, as músicas e as coreografias.
“Acreditamos na importância de oferecer arte autoral para crianças como parte de um processo de sensibilização e formação de espectadores dentro dos novos formatos culturais”, destaca Esteban Bisio. Para o ator e também criador do espetáculo, a partir dessa adaptação da peça para o formato digital, crianças de todas as idades e lugares poderão assistir aos episódios. “Nosso objetivo é reunir as famílias em torno de uma atividade lúdica e educativa, possibilitando também o vínculo com as crianças através da arte, ainda neste tempo de pandemia”.
Conheça a Cia Junco
A Companhia Junco foi criada no ano 2017 pela dançarina Lucía Reizner e o músico Esteban Bisio na Argentina, onde já realizou apresentações em diferentes locais de Buenos Aires e outras províncias do país. Desde 2018, a companhia reside no Espírito Santo, Brasil, e realiza apresentações e ações formativas em escolas, teatros, centros culturais e festivais dentro e fora do Estado.
Através de propostas cênicas e performáticas, a Companhia Junco desenvolve uma pesquisa sobre as possibilidades de interação entre as linguagens da dança, a música e o teatro com uma abordagem poética ressonante.
Serviço – Lançamento da websérie “A noite iluminada”
Data: 21/11/2021
Link: https://bit.ly/ciajuncoyt
Marque a #ANoiteIluminada para compartilhar fotos com a gente
Confira a data de lançamento dos próximos episódios
Episódio 2 – Dança da escuridão – 22/11/2021
Episódio 3 – Criaturas da noite – 23/11/2021
Episódio 4 – Batida na janela – 24/11/2021
Episódio 5 -Acender a noite – 25/11/2021
Episódio 6 – Brincadeiras – 26/11/2021
Episódio 7 – Quantas estrelas no céu – 28/11/2021