A Samarco voltou a promover o Evento Anual de Reconhecimento, na última quarta-feira (06/04), que reconheceu e premiou iniciativas dos programas Ideias de Valor e Redução de Custos. As equipes de empregados (as) participantes da ação apresentaram as suas propostas que foram submetidas a avaliação de uma banca técnica e à votação de empregados (as) que elegeram o Melhor da Galera, para os dois programas. A iniciativa faz parte do Movimento de Inovação lançado no último mês.
“O nosso intuito é reconhecer as pessoas e convidar todos e todas a se juntarem ao Movimento pela Inovação. A ideia é essa, gerar um movimento que seja conjunto. A Inovação, o traço cultural que queremos fomentar com esse evento é muito importante para a sustentabilidade do nosso negócio e do propósito de fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável”, destacou o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.
No programa Ideias de Valor foram selecionados dez projetos, após avaliação do comitê interno, que analisou os trabalhos durante cinco meses. Dessas, cinco ideias receberam a premiação. Foram considerados critérios como originalidade, impactos e benefícios, resultados e sustentabilidade. No total, foram implantadas 237 propostas de junho de 2020 a junho de 2021.
O Programa de Redução de Custos visa promover melhorias no combate ao desperdício, otimização do consumo e redução dos serviços contratados. Foram avaliados critérios como retorno econômico alcançado, aplicação de metodologia, aderência aos traços culturais e qualidade da apresentação. Do total de 13 projetos, desenvolvidos ao longo de 2021, cinco foram apresentados para a classificação entre a 1ª e a 5ª posição.
Ana Maria é uma das empregadas premiadas. Ela apresentou o projeto “Automatização da análise de mineralogia e redução do erro do teste através de script de análise de imagens”. Estou muito feliz! Foi um trabalho desenvolvido com muito amor e dedicação. Tenho muita honra em fazer parte da empresa, pelas oportunidades que tive e pelo apoio que recebi da gestão e da equipe que trabalhou comigo. É uma satisfação em todos os sentidos. Foram anos de estudos e dedicação para chegar até aqui. É um reconhecimento”, comemorou.
A banca de avaliação foi composta pelo Head de Inovação Corporativa da IEBT, Rafael Pelli, pelo gerente de Inteligência de Negócios Digitais e Inovação da Águia Branca, Jadson Picoretti e pelo diretor de Inovação da Metal7 – Canadá, e ex-empregado da Samarco, Alexandre Gonçalves. Durante o evento, a Samarco lançou o Programa de Melhoria Contínua, que visa promover avanços nas áreas operacionais e de suporte da empresa, entre as ações do Movimento pela Inovação.
Projetos premiados:
Ideias de Valor
1º lugar: Adilson Bernardo (GPU) – Desenvolvimento de sistema de enclausuramento das torres de transferência
2º lugar: Ana Maria Guilherme (GEA) – Automatização da análise de mineralogia e redução do erro do teste através de script de análise de imagens
3º lugar: Ana Maria Guilherme (GEA) – Determinação automática do tipo de corrosão através da medida do diâmetro da cavidade de corrosão em microscópio ótico
4º lugar: Hamilton Portela (GMG) – Sistema de adução de água para concentrador III
5º lugar: Magno Charles (GMI) – Monitoramento remoto de potencial de proteção catódica
Melhor da Galera – Hamilton Portela (GMG): Sistema de adução de água para concentrador III
Redução de custos:
1º lugar: Ana Maria Guilherme – Otimização da matriz de insumos com utilização de estoques
2º lugar: Sérgio Luis Vasconcelos – Redução do consumo de energia elétrica em Germano
3º lugar: Fabrício Hupp – Redução de perdas de tempo de manutenção em Ubu
4º lugar: Airton Antônio – Redução dos custos com aluguel de equipamentos móveis em Germano
5º lugar: Leandro Ferreira Pacheco – Redução de custo nos laboratórios de Engenharia de Processo
Melhor da Galera – Leandro Ferreira Pacheco – Redução de custo nos laboratórios de Engenharia de Processo
Movimento pela Inovação
O Movimento pela Inovação reforça a mobilização da empresa para avançar em seu propósito de fazer uma mineração diferente, mais sustentável e segura. Uma série de ações serão realizadas para apoiar empregados (as) na compreensão do que é a inovação para a Samarco, assim como para facilitar a adoção de práticas institucionais que contribuam para novas soluções. Estão inseridas no Movimento pela Inovação as ações do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão. A implantação do mineroduto, da filtragem, do Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) e a gestão de barragens são alguns exemplos de projetos de inovação já em andamento. O Movimento é um importante marco para a evolução cultural.