A agricultura é força absoluta para economia do Brasil e do Espírito Santo e as instalações de dois Polos de Fruticultura no Estado são grande expectativa de desenvolvimento – um será na região do Caparaó e outro nas regiões Norte e Noroeste.
Com recurso de R$ 4 milhões articulados pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES), os trabalhos do Caparaó estão em andamento e a equipe técnica já desempenhou reuniões de implantação nas 11 cidades da região: Ibatiba, Iúna, Irupi, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, São José do Calçado, Alegre e Jerônimo Monteiro.
Agora as movimentações de instalação do projeto do Norte e Noroeste também estão cada vez mais intensas: para apresentação da iniciativa, esta semana já aconteceram reuniões do Consórcio Prodnorte com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e prefeitos e secretários dos municípios associados; além de reunião do consórcio CIM Noroeste com os mesmos representantes e os respectivos prefeitos e secretários das cidades associadas.
Segundo o pesquisador da Embrapa Dimmy Barbosa, o objetivo das reuniões foi apresentar para os representantes dos municípios o modelo do projeto a ser implementado, sob coordenação do professor Moises Zucoloto, da Ufes.
Zucoloto, por sua vez, destaca que a iniciativa tem as seguintes metas: fazer, ainda em 2021, o diagnóstico da região; promover, em 2022, a melhoria das instituições parceiras para atender as demandas dos participantes e capacitá-los; e, ainda em 2022, instalar as Unidades de Referências Tecnológicas nos municípios.
O projeto do Norte e Noroeste ganhou corpo após encontro da senadora Rose com a ministra da Agricultura, Thereza Cristina, no dia 26 de julho deste ano. Na ocasião, Rose confirmou com a ministra o investimento de R$ 4 milhões (mesmo valor do Caparaó) para a implantação do polo.
O prefeito de Pancas e presidente do consórcio CIM Noroeste, Dr. Sidiclei, assim como o prefeito de Montanha e presidente do Consórcio Prodnorte, André Sampaio, agradeceram os esforços da senadora para melhorar a região.
A iniciativa do Polo de Fruticultura Norte e Noroeste conta também com o apoio do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e da Embrapa Mandioca e Fruticultura.