As inscrições para participar do processo seletivo de estágio no Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) começam nesta terça-feira (10) para os cursos de Comunicação Social (Jornalismo), Direito e Tecnologia da informação. Para todos os cursos, o processo seletivo é destinado ao cadastro de reserva da instituição.
A inscrição para o programa permanecerá aberta até o dia 25/08. O edital com as orientações a respeito dos pré-requisitos para participar da prova, bem como informações sobre as vagas, já se encontra disponível no site do MPT-ES, por intermédio do link: www.prt17.mpt.mp.br/informe-se/estagiarios.
O processo seletivo visa à formação do quadro de reserva de estagiários de nível superior para atender à demanda da instituição e estão distribuídas para a sede da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 17ª Região em Vitória e para as Procuradorias Regionais nos Municípios (PTM) de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus.
Datas do exame
No dia 14 de setembro, às 14h30, no horário de Brasília, serão aplicadas as provas Jornalismo e Tecnologia da Informação. Já no dia 16 de setembro, às 14h30, no horário de Brasília, o exame de Direito.
Prova on-line
As provas terão duração de duas horas e serão aplicadas por meio de ambiente virtual e Microsoft Teams, sendo todas as orientações e link de acesso encaminhados por correio eletrônico com as especificações dos horários pré-definidos em até um dia antes da prova.
Reserva de vagas
Ficam reservadas 10% das vagas existentes e das que surgirem durante a validade deste processo para pessoas com deficiência que, no momento da inscrição, declararem tal condição; e fica reservado o percentual de 10% das vagas que surgirem durante a validade deste processo seletivo às pessoas que se declararem integrantes de Minorias Étnico-Raciais. Além disso, será destinado o percentual de 30% das vagas que surgirem durante a validade deste processo seletivo às pessoas que se declararem pretas ou pardas, segundo o Decreto 9.427/2018 e a Resolução do CNMP 217, de 15 de julho de 2020.Carga horária e bolsa- A carga horária do estágio será de 20 horas semanais, distribuídas, preferencialmente, em quatro horas diárias. E o valor da bolsa de estágio é de R$850, com direito ao auxílio-transporte de R$7 por dia estagiado.
O que é o MPT – O Ministério Público do Trabalho (MPT), um dos ramos do Ministério Público da União, é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado.
O MPT tem autonomia funcional e administrativa e, dessa forma, atua como órgão independente dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Os procuradores do Trabalho buscam dar proteção aos direitos fundamentais e sociais do cidadão diante de ilegalidades praticadas na seara trabalhista.