Coletiva em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), a exposição CORPO-EXPERIMENTO realiza na próxima quarta-feira (04), às 19 horas, o Colóquio de Pesquisa em Arte, com a artista convidada especial Eneida Sanches. Esse evento on-line, que integra a programação de atividades paralelas da mostra e contará com a mediação do artista Geovanni Lima, será transmitido gratuitamente pelo canal da Secretaria da Cultura (Secult) no YouTube (www.youtube.com/Secultespiritosanto).
Artista convidada especial da exposição CORPO-EXPERIMENTO, Eneida Sanches é natural de Salvador, na Bahia, e iniciou os estudos em artes na escola de Arte da Bahia, aos 6 anos de idade. Cursou arquitetura, de 1980 a 1990 e, simultaneamente, acompanhou o curso de Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Atualmente, mora e trabalha em São Paulo, com atelier no Condomínio Cultural, Vila Anglo. Desde 1990, passou a pesquisar a estética africana e afro-brasileira e, entre 1995 e 2000, estudou gravura em metal nas Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia. Expôs, de 1992 a 2000, em Museus e Galerias de Nova Iorque, com ferramentas de uso litúrgico do candomblé yorubá. Apresentou obras relacionadas ao tema do Transe e passou a usar a gravura em campo expandido, como estrutura e conceito, em objetos e instalações.
A partir de 2011, Eneida Sanches reuniu gravura e videoinstalação por meio da série Transe – Deslocamento de Dimensões, em um trabalho colaborativo com o fotógrafo e videomaker Tracy Collins (Nova Iorque). Em 2013, teve o trabalho publicado na Revista de Arte contemporânea N/Paradoxa (Bisi Silva) e expôs a instalação Transe no Festival Vídeo Brasil, em São Paulo. Em 2014, a artista foi selecionada para uma residência em arte contemporânea no NAFASI Artspace em Dar Es Salaam, Tanzânia (2014). Foi premiada no 24º Salão de Artes MAM Bahia e no Salão Anapolino de Artes Visuais (2020), e indicada ao Prêmio PIPA (2015).
Eneida Sanches teve trabalhos expostos nos seguintes eventos e mostras: 3ª Bienal da Bahia (2015); Diálogos Ausentes – Itaú Cultural -SP (2016); Bienal de Gaia, Portugal (2017); Mostra PretAtitudes (2018); Mostra Estratégias do Feminino – Bienal Mercosul (2020). Em 2019, participou como residente em Artes Visuais em INDIGO Arts Alliance, primeiro espaço exclusivamente para negros e pessoas de cor, em Portland Maine. Tornou-se parte do Conselho desta instituição. A artista foi palestrante no Fóruns Internacionais LASA (Boston / Maio 2019) e Black Portraitures (Outubro 2019) sobre o Transe enquanto processo artístico. Teve obras publicadas na Revista Transition de artistas negros e latinos (Boston EUA) e ofereceu imersão sobre o Transe para os alunos de mestrado na Faculdade de Artes Visuais MECA (Maine College of Arts).
Serviço:
Colóquio de Pesquisa em Arte com a artista Eneida Sanches
Data: 04 de agosto de 2021 – Quarta-feira
Horário: 19 horas
Mediação: Geovanni Lima
Transmissão GRATUITA pelo canal da Secult no YouTube: www.youtube.com/Secultespiritosanto
IMPORTANTE! Para receber o certificado de participação, é preciso fazer a inscrição pelo link: https://bit.ly/ColoquioPesquisaArte
Exposição coletiva CORPO-EXPERIMENTO
Visitação: até 25 de agosto de 2021
De terça-feira a sexta-Feira: das 10 às 16h / Sábado, domingo e feriados: das 12h às 16h
Entrada franca!
IMPORTANTE! Os horários poderão ser alterados em função do Mapa de Risco da pandemia da Covid-19 da cidade de Vitória.
Para entrar no MAES, é obrigatória a utilização de máscara. Há a disponibilização de álcool em gel 70% para os visitantes.
Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes): Avenida Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória – ES.
VISITAÇÃO: o público espontâneo poderá visitar o museu em qualquer horário, desde que não ultrapasse a quantidade de cinco pessoas. Para grupos acima de cinco pessoas, o agendamento deverá ser feito por e-mail maes.educativo@gmail.com /
Mais informações: (27) 3132 8393
Redes Sociais
Instagram: @corpo_experimento / Facebook: @corpo.experimento