Criado com o intuito de cuidar das estratégias do convênio setorial firmado entre o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promoção das rochas brasileiras no mercado internacional, o Comitê Gestor do projeto esteve reunido pela primeira vez na última quinta-feira (22).
O grupo é composto por lideranças de 11 empresas e tem representação em cinco estados: Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará. Segundo o gestor do convênio pelo Centrorochas, Rogério Ribeiro, foram escolhidas indústrias com diferentes perfis exportadores para garantir a heterogeneidade do comitê. “Procuramos construir um grupo misto com representatividade em várias regiões e empresas em diferentes níveis de maturidade. Por exemplo, dele, faz parte uma empresa que ainda não é exportadora, mas escolheu dar este passo com o apoio do projeto setorial. E a presença dela no comitê é tão importante quanto as demais, pois nos ajudará a manter o foco das ações para as indústrias de todos os portes e experiência em exportação de rochas ornamentais”, destacou.
Nesta primeira reunião foram apresentados os resultados da participação brasileira na Coverings 2021, a execução financeira do projeto setorial até o momento, informado o status das ações em andamento e as próximas ações a serem iniciadas neste começo de execução do projeto setorial.
As reuniões do Comitê Gestor acontecerão a cada dois meses ou sempre que houver necessidade. O presidente eleito do Centrorochas, Tales Machado, comemorou o início desta fase. “O início desta nova etapa nos traz muita satisfação, principalmente por todo envolvimento dos empresários. Conseguimos formar um grupo heterogêneo e que se mostrou bastante engajado já neste primeiro encontro. Eles nos mostraram que estão dispostos a, nas reuniões do grupo, tirar o crachá da empresa para vestir o do setor nacional”, comemorou.
Conheça os membros do Comitê Gestor do It’s Natural – Brazilian Natural Stone
Altivo Bahia Duarte– Altivo Pedras
Cristiani Minete – Minete
Daniel Salume – Brothers in Granite
David Silveira – Granos Granitos
Gabriel Cabeza – Red Graniti
Gustavo Probst – Decolores
Jaime Corredoura – Minérios Bom Jardim
Leonardo Tatagiba – Zucchi
Renan Catelan – Cattegran
Ricardo Schevs – Brasigran
Tales Machado – Magban
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone – O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas – O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais atua diretamente nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinado com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a Apex-Brasil – A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.