Anchieta-ES irá receber um dos maiores desafios do mountain bike capixaba, a 6ª Edição do ‘Pedal Missão Jesuíta 24 horas’. O percurso tem um mix de fé, desafio e história, pois a competição será pelas missões jesuítas capixabas do século XVII, incluindo o Santuário Nacional de São José de Anchieta, que receberá os participantes neste sábado (17), às 19h30.
O pedal será iniciado no sábado, a partir das 5h da manhã, no Posto Peisino, na avenida principal de Castelo, onde também será a chegada do grupo no domingo (18) pela manhã. O percurso de 350 km, corta 12 municípios capixabas e será realizado por 65 ciclistas, moradores de 17 cidades.
Segundo os organizadores, os participantes farão apenas 10 pequenas paradas para alimentação e descanso, levando cerca de 24 horas ininterruptas, sem cochilar ou dormir. Um caminho desafiador que chega a atingir 1.200 metros de altitude em São Bento de Urânia, no município de Alfredo Chaves-ES.
A primeira parte do percurso é o mesmo caminho que os padres jesuítas fizeram há quase 400 anos, para fundarem no ano de 1625 as “Missões dos Montes do Castello”, margeando os rios Benevente e Caxixe.
O trajeto completo terá saída de Castelo, percorrendo as Montanhas Capixabas, passando pelo Vale do Caxixe, ao lado do Forno Grande, Matilde, visitando as igrejas jesuítas em Guarapari-ES (Matriz Velha), Anchieta-ES (Santuário de São José de Anchieta), Itapemirim-ES (Igreja de Nossa Senhora do Amparo), Presidente Kennedy-ES (Nossa Senhora das Neves), retornando a Castelo-ES, cidade da única Missão Jesuíta interiorana em solo capixaba.
“Pela Importância histórica esse caminho apresenta grande potencial turístico, histórico e religioso e vem se tornando uma rota de peregrinação”, conclui o historiador e idealizador do pedal, André Casagrande, que também é ciclista e participa pelo sexto ano consecutivo do evento.
Sobre o evento:
Saída: Dia 17 de Julho, às 5h
Chegada: Dia 18 de julho, às 10h
Município de Castelo, Posto Peisino
Instagram: @pedaljm24h