
Em Cachoeiro temos coisas boas acontecendo que precisam ser ditas. A economia do município começa a dar sinais de que o pior está passando. Com o índice de risco da Covid calibrado no modo Moderado, o comércio ganha oxigênio e respira melhor. Na verdade, desde janeiro temos tido bons indicadores, com o município figurando entre as cinco cidades capixabas com maior saldo positivo de empregos. Até abril, foram 1.331 empregos formalizados a mais do que as dispensas.
Duas cidades do interior acompanham Cachoeiro nesse quesito: Aracruz e Linhares. Os dados são do CAGED, do Governo Federal. Outro índice, dessa vez apurado pela pesquisa ICP Maps 2021, mantém Cachoeiro na 5ª colocação entre os municípios com maior potencial de consumo do Estado. A pesquisa indica ainda que caminhamos para uma nova realidade na relação de consumo aqui no ES, com os municípios do interior superando os da Grande Vitória nas duas próximas décadas.
Significa que muitos investimentos tendem a se deslocar do eixo da Grande Vitória, seguindo o caminho da roça, ou seja, o dinheiro dos caipiras. Sem ofensa. Até porque, ser caipira hoje em dia é artigo de luxo. É que ninguém aguenta mais as mazelas das grandes aglomerações urbanas. E, por favor, não estou falando da doença marvada.
Isolados
O pior isolamento social acontece em alguns condomínios e edifícios da turma do andar de cima, onde vizinhos não conversam entre si e tampouco se cumprimentam. Nas grandes cidades, o clima de desconfiança das pessoas para com os próximos chega a ser assustador. Por isso que digo que ser caipira hoje em dia é artigo de luxo. Aqui em baixo as leis são diferentes.
Passa longe!
Esse mês, o prefeito Victor Coelho foi ajeitar um cascalho lá em Brasília, junto ao Banco do Brasil. Serão R$ 85 milhões para infraestrutura da cidade. Dá pra para fazer obra que não acaba mais. Só peço uma coisa. Tudo bem, prefeito, que foste acompanhado do deputado Da Vitória e que estiveste com o Bruno Funchal, lá no ministério do Guedes. Só prometa que quando for buscar a grana vai passar longe do Congresso. Só por precaução.
Zagoto
Bom de conversa, o presidente da Câmara de Vereadores, Braz Zagoto, vai tocando a vida e o mandato. Braz é bom. Esta semana deverá ser convidado para o falar no programa Radar 96 Turbo, na Rádio Cachoeiro FM, que vai ao ar sempre às 18h00.
Marataízes
Começou hoje (28), nas unidades de saúde de Marataízes, o agendamento médico para as pessoas recuperadas da Covid-19 que tenham ficado com alguma sequela. O serviço é inédito no Estado. Mais uma agenda positiva do prefeito Tininho, que anda em meio a turbulências jurídicas na Pérola Capixaba.
Na berlinda
Já com pouca representatividade na Assembleia Legislativa, o sul do Estado pode perder um deputado estadual. Ex-prefeito de Guaçuí, Luciano Machado, eleito pelo Partido Verde (PV), está na corda bamba com as últimas deliberações do STJ.
Lázaro e os Reis do Olimpo
A quantidade de soldados escalados pra matar o Lázaro só perde para a tropa de choque contra o presidente Bolsonaro. Enquanto isso, a CPI da Cloroquina, assim como biruta de aeroporto, vai seguindo pra onde o vento sopra. Em julho teremos as sagradas férias de vossas excelências, os senadores. Já dizia o decano Pedro Simon: o Senado é o Olimpo!. Que coisa!!
Até!
