Artesãos e trabalhadores manuais de Cachoeiro terão a oportunidade de expor seus trabalhos na feira de artesanato da ExpoSul Gastronomia, que será realizada no Shopping Sul, de 30 de junho a 3 de julho.
O evento terá formato híbrido (atividades presenciais e pela internet) e participação de mais de 30 chefs e baristas capixabas e internacionais, além dos estandes de artesanato e de agroindústrias.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), foi a responsável pela seleção dos artesãos e trabalhadores manuais participantes.
Serão expostas peças diversificadas, de 20 artesãos, produzidas especialmente para a ocasião, como toalhas bordadas, de crochê, trabalhos em madeira, esculturas sacras de gesso, entre outras.
Os interessados realizaram a inscrição na Semdec, entre os dias 24 de maio e 2 de junho. Os selecionados estavam com cadastro de artesão atualizado na secretaria e passaram por uma avaliação.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli, destaca que o evento será uma importante vitrine para o artesanato cachoeirense.
“Com a pandemia, as vendas do segmento de artesanato têm sido muito prejudicadas. A Exposul Gastronomia vai ajudar a movimentar o setor. Além disso, por ser no modelo híbrido, os trabalhos poderão ser conhecidos em nível estadual e nacional, gerando mais oportunidades para nossos artesãos realizarem negócios e conquistarem novos clientes”, avalia.
A ExpoSul Gastronomia é uma realização da Prefeitura e do Sindicato Rural de Cachoeiro, com apoio institucional do Sistema Faes | Senar-ES | Sindicatos Rurais e do Governo do Estado, por meio da Aderes.
O público poderá visitar o evento das 14h às 20h e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube e redes sociais da ExpoSul, das 15h às 19h. O evento seguirá todos os protocolos de prevenção da Covid-19.