O atleta olímpico de judô Nacif Elias, capixaba-libanês, já está na Rússia, para disputar o Grand Slam de Kazan, que acontece a partir do dia 05 de maio. Sua categoria –81Kg irá disputar na próxima quinta-feira (06 de maio). Sua pesagem será no próximo dia 05.
Sua preparação para esta competição aconteceu no Líbano. Se dividiu entre dois a três treinos diários, de acordo com sua resposta muscular; sendo elas em parte física, técnica e a parte de luta. Ele se sente bem, focado para obter o melhor resultado.
Sua alimentação está balanceada, diferente das últimas competições, pois ele conseguiu estabilizar o peso, seu desgaste será menor para bater o peso. E ele acredita que terá uma performance mais evolutiva.
“Nesta reta final de classificação olímpica, todas as competições são fortes, ainda mais por ser Grand Slam. Judô é um esporte que tem alto investimento nos países. Então já de cara, eu provavelmente irei pegar atletas bem ranqueados. Mas eu estou preparado para enfrentar qualquer um, pois meu objetivo é ser campeão mundial e olímpico.”, declarou Nacif.
Por enquanto Nacif Elias está classificado para às olimpíadas, pela cota continental. Ele precisa manter isso, por isso precisa carimbar nesta competição.
Sobre a desidratação de peso, Nacif relata:
“Toda competição eu preciso desidratar, mas, desta vez, será menos, tendo que desidratar apenas 3 quilos. A desidratação em si, é algo normal para atletas de alto rendimento. O ideal é fazer uma dieta, obter o mínimo percentual de gordura, e desidratar pouca coisa. Mas, devido à pandemia, eu engordei bastante, com peso elevado. Fiquei um ano sem lutar. Agora, que retornei às competições, consegui estabilizar meu peso e não estou mais precisando perder muito peso. Desidratar em grande quantidade acaba atrapalhando o desempenho, principalmente no judô, que não se faz apenas uma luta no dia, e sim, de cinco a seis lutas, para buscar uma medalha.”
Recentemente, o judoca publicou em suas redes sociais uma foto de antes e depois e explicou o seu progresso de perda de peso por conta na pandemia:
“Um antes e depois que vai além disso! Ano passado, fiquei mais de 9 meses afastado do judô. Acabei saindo da minha rotina de treino, de alimentação balanceada e cheguei a pesar 110 quilos, devido aos ESTRESSES da PANDEMIA, SUSPENSÃO de SALÁRIO e PROBLEMAS PESSOAIS.
E esta outra foto, mostra a minha evolução. Em dois meses, consegui sair de 110 quilos para 81 quilos. Este ano fiz 3 competições, infelizmente não consegui sair vitorioso… Mas, eu me senti vitorioso, porque devido as minhas limitações (falta de investimento), eu me sacrifiquei o máximo possível para alcançar a melhor performance e chegar da melhor forma.
Conclusão:
Se vocês têm um sonho, um objetivo, uma meta, não desista! Não se desmotive! Não perca o foco! A sua hora vai chegar! Não sei o que você está passando, mas levanta a cabeça e vá atrás! Não é fácil, mas tenho certeza que de pouquinho em pouquinho, desde que você comece, uma hora você vai conseguir realizar o seu objetivo. Que Deus abençoe a todos! Pra cima sempre, recuar jamais!”
O Grand Slam será transmitido ao vivo pelos links:
https://live.ijf.org/ ou http://judolive01.lb.judobase.org/live/
O atleta também está promovendo uma “Vakinha” Online, pois ainda precisa de mais apoio, pois os gastos para manter um atleta de alto rendimento é muito alto neste período de preparação paras as olimpíadas.
Quem puder contribuir, Link Vaquinha Online:
http://vaka.me/1669444 – AJUDE O SONHO OLÍMPICO DO ATLETA DE JUDÔ NACIF ELIAS